terça-feira, 21 de julho de 2015

Concurso Irati em Imagens 2015 - Regulamento

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
O III º Concurso Fotográfico, agora intitulado Pe. Tadeu Dziedzic, faz parte do “IRATI EM IMAGENS – 2015 ”, promovido pela Prefeitura Municipal de Irati  e ALACS (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná) tendo o apoio da REFLATE FOTO COLOR, do Jornal FOLHA DE IRATI e do Jornal HOJE CENTRO-SUL
Esta edição terá possibilidade de participação através de 4 modalidades:
FOTOS ATUAIS, FOTOS RECRIAR O TEMPO (presente/passado), FOTOS ESPECIAIS (que utilizam recursos técnicos diferenciados) e FOTOS ANTIGAS.
Para as FOTOGRAFIAS ATUAIS
1-  CONDIÇÕES
1. É aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 10 anos.
2. Poderão participar fotografias que tenham a notória identidade com o município de Irati (PR), livres para qualquer modalidade ( pessoas, paisagens, arquitetura, cultura, etc...).
3. A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos da composição e cores da fotografia.
4. Cada fotógrafo poderá participar com no máximo 03 (três) fotos.
5. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.

2. DA INSCRIÇÃO

As inscrições serão feitas por e-mail no endereço: iratiemimagens2015@gmail.com
O período de inscrições irá de 21 de Julho a 16 de Outubro de 2015.
Endereço de email para dúvidas:
iratiemimagens2015@gmail.com

3. DO MATERIAL

1- O material será enviado por e-mail no formato JPG, com 300 dpi de resolução. Cada arquivo deverá ser nomeado com a seguinte informação: nome do participante. Ex: josedasilva_1.jpeg .
2 - As fotos não poderão ser manipuladas digitalmente.
3 - A divulgação dos selecionados será realizada no dia
06 de Novembro  (sexta-feira) às 20h30 na Casa da Cultura quando da solenidade de abertura da Exposição e Premiação dos Vencedores.
A divulgação também será feita pelo site da Prefeitura Municipal de Irati (PR), pelo Jornal FOLHA DE IRATI e Jornal HOJE CENTRO-SUL, podendo, ainda a Comissão utilizar-se de outras mídias sociais.
Após o comunicado de seleção via e-mail, o autor da Foto assinará Ata no dia da Exposição para a liberação e uso da imagem.
4 -  O nome do autor da Foto será  citado em qualquer  exposição das imagens  enviadas  para o concurso.

Premiação para as 3 melhores fotos. Farão parte da Exposição as 30 melhores fotos.
4. DA PREMIAÇÃO
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu


Para as fotos RECRIAR O TEMPO (presente/passado)

Categoria apresentada como contemporânea, que se propõe estimular os participantes a recriar uma foto antiga no momento presente. Mesmo lugar, mesmas pessoas, mesmos componentes de cenário, apenas em outro tempo, ou seja, atual.
Precisa ficar caracterizado a reprodução; para isso é condição de validade a foto antiga aparecer também, preferentemente segura pelas mãos do próprio fotógrafo.

Condições, Inscrição e Material seguem mesmo protocolo da Categoria “Fotografias Atuais”.
Premiação para as 3 melhores fotos. Farão parte da Exposição as 10 melhores fotos.


DA PREMIAÇÃO
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu

Para as fotos ESPECIAIS (que utilizam recursos técnicos diferenciados)
Categoria que pretende abranger fotos utilizando recursos técnicos e de equipamentos especiais como lentes e filtros para efeitos especiais, HDR (High Dynamic Range), e outros tipos de software que modifique a foto. O participante deverá identificar na Ficha de Inscrição o recurso usado. Nesta categoria estará inclusa fotos em Preto/Branco e Sépia.
Condições, Inscrição e Material seguem mesmo protocolo da Categoria “Fotografias Atuais”.

Premiação para as 3 melhores fotos. Farão parte da Exposição as 10 melhores fotos.


DA PREMIAÇÃO
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu


Para as FOTOGRAFIAS ANTIGAS: (até 1980)

O objetivo principal é despertar na coletividade, através de fotografias antigas do Município de Irati (PR), a busca pelo inédito e que tenham o caráter de “Resgate Histórico”. Aqui confluem registros familiares, de eventos políticos/sociais, arquitetônicos, religiosos, étnicos, de hábitos, costumes, aspectos culturais e turísticos do município de Irati até o ano de 1980; enfim, registros que possam ser inclusos no Arquivo Municipal.




1. DA INSCRIÇÃO

1-     Só serão aceitas fotografias originais em papel.
2-     Na ficha de inscrição deverá constar: nome do inscrito, nome do proprietário da fotografia  (a quem pertence o acervo), no caso de não ser o mesmo que a inscreveu, RG, endereço e  telefone do participante. Também deverá, se possível, constar a identificação histórica da foto. Precisa ficar evidente que é relativa ao Município de Irati.
3-     Para esta modalidade a inscrição será feita somente na REFLATE FOTO COLOR  (Rua Cel. Emílio Gomes, 172).
4-     A(s)  foto(s) será (ão) digitalizada (s) e devolvida (s) ao proprietário no ato da inscrição.
5-   Cada participante poderá inscrever no máximo 03 (três) fotos.
6 -  Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.



2. DAS FOTOS INSCRITAS

      Será cedido direito de reprodução e divulgação da (s) mesma (s), bem como direito de imagem no caso de pessoas estarem evidenciadas nas mesmas.


3. DO JULGAMENTO

Todas as fotografias (cópias) farão parte do Acervo do Município, através da Secretaria da Cultura. O objetivo principal será garimpar fotografias de cunho “inéditas” de publicações em mídias. As 10 fotografias mais bem conservadas e com mais significado histórico, na opinião dos jurados, farão parte da Exposição promovida pela Secretaria de Cultura, relativas a este concurso.

4. DA PREMIAÇÃO

As 03 fotografias melhores classificadas, segundo o critério já exposto, receberão uma Placa Comemorativa Especial denominada “Pe. Tadeu Dziedzic”, criada especialmente para este Concurso e que intenciona enaltecer a memória deste personagem, responsável entre outros, do filme do Cinquentenário de Irati e de inúmeras fotos feitas com a primeira máquina fotográfica automática que se tem notícia no município. A placa se destina a reconhecer o esforço do participante que contribui com a Memória Histórica do Município.


5. DA PREMIAÇÃO
1º LUGAR: R$ 500,00 + Troféu
2º LUGAR: R$ 300,00 + Troféu
3º LUGAR: R$ 200,00 + Troféu



4. DO JULGAMENTO GERAL DE TODAS AS CATEGORIAS

1- As fotos serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por elementos (2 profissionais atuantes no mercado fotográfico) indicado pela organização do Concurso, 1 representante das entidades de apoio na divulgação, 1 acadêmico da ALACS e 1 representante da Secretaria de Cultura).
2 – Os autores de todas as fotos classificadas e que estarão compondo a Exposição serão notificados previamente; as 3 melhores de cada categoria serão divulgadas apenas no evento que marcará a Premiação aos vencedores e Abertura da Exposição relativa a este Concurso.

Disposições finais:
1. Todos os participantes do concurso asseguram desde já que são os detentores dos direitos autorais patrimoniais pertinentes à sua respectiva obra, exceção feita às fotos antigas quando não for o proprietário, mas permitindo o uso pelo Concurso para a divulgação nas Exposições da Prefeitura Municipal de Irati / ALACS e seus parceiros  e nas mídias eletrônicas e impressas e autorizando suas obras para compor o Arquivo da Secretaria da Cultura e do Patrimônio Histórico da Cidade de Irati-PR.
2. Os arquivos digitais não serão devolvidos, pois farão parte do Acervo da Secretaria de Cultura. Esta é uma condição obrigatória para o participante.
3. A Comissão Julgadora é soberana; compete a ela avaliar e resolver sobre os casos omissos neste regulamento, não cabendo recurso.
4. Este concurso é exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, promovido pelos organizadores, de acordo com a e decreto nº 70.951/72, artigo 30.
5. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil.
6. Os organizadores do concurso não se responsabilizam por quaisquer custos incorridos pelos participantes para inscrição, confecção e envio dos trabalhos, divulgação dos vencedores, comparecimento ao evento de premiação, viagens, transporte, hospedagem, alimentação ou quaisquer outros custos relacionados ao concurso.
7. Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria da Cultura de Irati, acadêmicos da ALACS, funcionários das empresas que prestam apoio a este concurso.
8. Quaisquer dúvidas sobre o concurso ou sobre o presente regulamento devem ser encaminhadas ao e-mail: iratiemimagens2015@gmail.com
9. O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério da Organização, a desqualificação da (s) fotografia (s) inscrita (s), e, conseqüentemente, do respectivo participante.
10. O ato de inscrição neste concurso implica a aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento.

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